Lembranças do Verão Passado!

A exposição ao Sol acarreta diversos problemas, mas um deles, notado mais especificamente no inverno, é o surgimento de manchas na pele. O que fazer para evitá-las ou eliminá-las?
A combinação sol forte e céu azul aumenta a vontade de estarmos na praia ou na piscina nos refrescando e bronzeando a pele, certo? Mas o que era só alegria se transforma em transtorno quando o inverno chega e percebemos que o que sobrou do verão foram boas lembranças e uma pele com melanoses (manchas solares).
Apesar de ser mais comum o sofrimento em pessoas de peles claras, nenhum fototipo está livre disso, por isso, o melhor a fazer é tomar todas as precauções para que elas não apareçam. Mas como isso é possível?
Sabemos que a melanose é um problema que ninguém que ter, porém, vale lembrar que os raios solares são causadores de um mal muito maior: o câncer de pele. Infelizmente, os dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol.

Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável, muitos ainda não possuem o hábito de usar ou, a grande maioria, passa somente uma vez, esquecendo-se de reaplicá-lo a cada três horas. Vale lembrar que, o ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja de no mínimo 15; e um boné ou chapéu para proteger o rosto é muito bem-vindo!
Vale salientar que, às vezes alguns pacientes poderão apresentar um quadro alérgico ao uso do protetor solar. Cada protetor solar é composto por diversas substâncias podendo variar de um produto para o outro. No entanto o componente chamado PABA, por exemplo, contido em alguns protetores solares, pode causar alergia ao indivíduo de pele mais sensível. Também é recomendável o uso de óculos escuros, chapéus, roupas com proteção UV (raios ultra-violestas), além de filtros solares físicos que contêm dióxido de titânio ou óxido de zinco. Atualmente, há produtos específicos para as pessoas alérgicas.
A exposição elevada ao Sol causa um efeito crônico e cumulativo da radiação UV e é isso que faz com que as manchas apareçam. Os lugares mais suscetíveis ao surgimento delas são as mãos e o rosto, já que são partes do corpo que ficam mais expostas aos raios solares.
E a proteção da pele vai além dos dias ensolarados em que você decide refrescar-se na praia ou na piscina. Segundo o Dr. Mílton Beltrão Jr, o cuidado deve ser diário: “Devemos usar o protetor solar sempre, pois diariamente temos a ação dos raios UVA, UVB, e UVC. E o uso deve ser feito também por quem trabalha em ambientes fechados”, alerta o especialista.
Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, orientam que para evitar as manchas, é preciso, além do protetor, prestar atenção no menu diário: Uma boa hidratação é fundamental para a manutenção de uma pele saudável.
Agora se você não tomou os devidos cuidados e chegou ao inverno com as manchas adquiridas no verão, saiba que existem diversos tratamentos para suavizar e, em muitos casos, até eliminá-las do seu rosto.
O Dr. Milton Beltrão Jr. afirma que com o avanço tecnológico a medicina dermatológica é capaz de melhor muito os aspectos estéticos. Inicialmente sugerimos sempre prepararmos a pele do paciente com cremes clareadores e peelings, e no segundo plano, podemos direcionar o tratamento através de procedimentos mais invasivos como tratamentos a Laser ou até mesmo através da Luz Intensa Pulsada e Led´s. Vale salientar que, este procedimento faz parte de um programa de tratamento, de médio a longo prazo, no qual deve ser acompanhado por um profissional qualificado e capacitado para conduzir, através de cursos de aprimoramento. Em São Paulo, há algumas instituições que promover este tipo de curso como Departamento de Aprimoramento em Fisioterapia Dermato-Funcional (Beltrão Esthetic – www.beltraoesthetic.com.br).
A cada dia. É lançada no mercado uma variedade muito grande de tratamentos que prometem não só o clareamento como também rejuvenescimento cutâneo. Cabe ao especialista avaliar é indicar qual o produto é mais adequado para determinado tipo de pele, orientando peelings, lasers, LIP, Led´s entre outros. O mais importante é você procurar um profissional e deixar a sua pele saudável em todas as estações do ano!
Cuidados diários!
1- Emulsão de Limpeza
2- Tônico de Equilibrante
3- Hidratante ou Revitalizante ou Clareador
4- Protetor Solar (FPS de no mínimo 15).

Para mais informações acesse a nossa página:
www.beltraoesthetic.com.br

Dr. Milton Beltrão Jr
Um dos pioneiros da técnica Carboxiterapia no Brasil

• Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pela FMU-SP (2008);
• Bacharel em Fisioterapia formado pelo Centro Universitário São Camilo-SP (2006);
• Aprimoramento em Terapias de SPA´S e Clínica de Estética - Centro Avançado de Estética PAYOT-SP
• Diretor Clínico e Sócio - Beltrão Esthetic - SP;
• Docente – Projeta. Cursos Profissionalizantes – SP;
• Palestrante em diversos Simpósios e Mini-Cursos em instituições: BIOSET-SP, PAYOT-SP, UNITALO-SP, CAMPCURSOS- SP/Campinas-SP, MARKESOME ESTHETIC-BA, ONOVE-SP, NEPUGA-SP, GRUPO POSTURE - SP, CURSOS VIVER-CE, GAMA FILHO-SP, UPA- BH, STUDIO PHYSIO-RJ, IBRAPE-SP entre outras instituições;
• Palestrantes dos seguintes temas Microgalvanopuntura, Pré e Pós-Operatório em Cirurgia Plástica, Carboxiterapia, Peeling Químico e Físico, Radiofreqüência e Laser - Diodo e Luz Intensa Pulsada;