SIM, elas podem!

A frase que marcou a 16ª Comemoração do Dia Internacional da Mulher foi: “As mulheres são capazes de realizar várias tarefas, sem perder o foco nem diminuir a importância das coisas”. A dedicação com que a mulher se empenha em qualquer tarefa surpreende, até mesmo as mulheres, foi tema da palestra proferida pelo escritor, professor e palestrante Mario Persona para um grupo de trabalhadoras securitárias na agradável noite de sexta-feira, em 11 de março, no auditório do Hotel San Raphael, em São Paulo.

O evento organizado pelo Departamento da Mulher, coordenado pelas diretoras Iracema Andrade Silva, Maria Aparecida dos Santos, Maria Aparecida Reis e Rosana Dantas Lopes Pessoa e a coordenadora Luiza Franco, contou com a apresentação de musical do coral Segura o Tom; duas palestras; sorteios de sessões para tratamentos estéticos; jantar especial com direito a música ao vivo; e entrega de brindes para todas as participantes.

Em sua saudação às presentes, o presidente do Sindicato, Serafim Gianocaro, falou do enfoque da comemoração do Dia Internacional da Mulher, que iniciou há 16 anos, e desejou boas-vindas e sucesso e, ao finalizar, disse “Que essas comemorações sejam de grande proveito e que realmente representem melhor qualidade de vida às securitárias”.

Para as diretoras e coordenadora da entidade, as mulheres estão cada vez mais interessadas em participar da comemoração do Dia Internacional da Mulher que, com muito trabalho e orgulho, neste ano, celebrou sua décima sexta edição. Segundo elas, as mulheres estão mais atentas às questões relacionadas ao seu papel na sociedade bem como seus direitos no mercado de trabalho.

Com uma apresentação bem descontraída, Mario Persona motivou as participantes e pediu a elas que se valorizem e que se “amem, amem mais e mais”, pois a mulher no século passado ultrapassou diversas fronteiras e rompeu o limite que o preconceito e a desconfiança a submetiam e rotulavam sua fragilidade. Segundo ele, cada vez mais a mulher vem conquistando espaços no mercado de trabalho e em espaços de poder na sociedade. Sobre o diferencial da mulher no poder, Persona citou qualidades como humanização, sensibilidade, percepção mais aguçada, além do senso de justiça mais apurado para dar destaque às causas necessárias, como a social.

A palestra do fisiterapeuta Milton Beltrão Junior, que tratou o tema “Prevenção e seus respectivos tratamentos contra o envelhecimento precoce”, trouxe informações sobre saúde e estética. O fisioterapeuta explicou sobre o maior órgão do corpo humano: a pele. Ele enfatizou que o assunto “Pele” é muito complexo e possui muitas atribuições relevantes para o bom funcionamento desse organismo. Deu dicas sobre prevenção e tratamentos. Apresentou alguns dos principais fatores que ocasionam o envelhecimento precoce: o estresse, o fumo e, principalmente, a radiação solar influenciam diretamente no seu estado, podendo causar o surgimento de manchas, casquinhas, asperezas, entre outros.

Serafim Gianocaro, presidente, e as diretoras do sindicato

Mario Persona, escritor

Fisioterapeuta Milton Beltrão Junior

Luiza Franco